Dicas de Cultivo, Problemas no Cultivo Indoor

Ácaros Brancos no Cultivo Indoor: como evitar

Suas folhas estão curvando, meio deformadas, enrugadas ou parecem um pouco ‘’brilhantes’’? É bem possível que você esteja sofrendo com ácaros brancos no cultivo… Essas pequenas criaturas também são conhecidas como broad mites. Os ácaros podem causar muitos danos a uma planta e, devido ao seu tamanho, são difíceis de detectar cedo o suficiente para evitar uma grande infestação. Aprenda tudo o que você precisa saber para prevenir e derrotar esses bichinhos malignos.

O que são Ácaros Brancos (broad mites)?

Os ácaros brancos são pequenas criaturas que se desenvolvem ao longo de 4 fases da vida, do ovo ao adulto. Os ácaros têm um ciclo de vida de cerca de 8 a 15 dias, com base nas condições ambientais. Quanto mais quente o ambiente, mais rápido eles se reproduzem e morrem. Eles são capazes de colocar 5 ovos por dia. que podem ser identificados por suas características únicas. Os ovos de ácaros brancos são translúcidos e incolores e têm forma elíptica.

Os danos dos ácaros brancos são causados pela drenagem dos nutrientes das plantas, o que torna as folhas acobreadas e/ou arroxeadas. Por causa da toxicidade de sua saliva, o dano fará com que as folhas e flores fiquem deformadas, encurtando o alongamento da planta. A saúde geral da planta sofrerá e o crescimento não será nada ideal.

A melhor forma de evitar essas criaturas no seu cultivo é através da prevenção. Mantenha um ambiente de cultivo limpo, troque de roupa ao entrar no seu ou em outros ambientes de cultivo. Recomendo a leitura desse texto sobre a teoria do manejo integrado de pragas. Agora… Caso seu grow já tenha uma infestação de ácaros brancos, vamos te mostrar como tratar suas plantas!

Como lidar com Ácaros Brancos?

Uma vez que uma população tenha sido descoberta, suas opções de controle e erradicação são limitadas pelo ambiente e padrões e práticas seguras.

A primeira etapa para o tratamento é a identificação. Os ácaros brancos são muito pequenos e com um microscópio ou lente de aumento ou lupa de 60x você consegue enxergá-los. Recomendo esses mini microscópios com LED de 60x, são ótimos, baratos, possuem luz LED. Pegue algumas folhas e olhe principalmente na parte debaixo das folhas. Confirmando que eles são realmente os seus inimigos, vamos às soluções:

O segredo para se livrar desses bichinhos é interromper o seu ciclo de vida, utilizando diversos produtos com diferentes objetivos e com uma alta frequência. Um dia que passa durante uma infestação pode ser a diferença entre sucesso ou fracasso no tratamento. 

Para infestações pesadas, as aplicações de produtos que matam (água oxigenada, álcool) ao contato devem ser aplicadas a cada 1-3 dias. Bactérias/Fungos benéficos em intervalos de 2-4 dias. Qualquer tipo de sabonetes ou óleos botânicos devem ser aplicados em intervalos de 3-6 dias. Então você deve projetar um plano de tratamento usando diferentes produtos com diferentes modos de ação, isso aumentará significativamente suas chances de vencer a infestação.

Os sabonetes/detergentes inseticidas são ótimos tratamentos para ácaros brancos no cultivo, mas só podem ser usados quando não há flores presentes. Óleos e botânicos como neem podem ter ótima resposta quando usados corretamente. Muito da eficácia de qualquer um desses tratamentos depende da percentagem de contato com as populações e seus efeitos em várias fases da vida. 

Isso significa que os produtos devem ser bem aplicados pra que você se livre dos ácaros brancos no seu cultivo. Na parte de cima, no caule, na parte de baixo de TODAS as folhas. Não adianta só jogar spray na parte de cima das folhas. Um bom pulverizador também vai te ajudar. É muito importante lembrar de utilizar os EPIs, luvas e máscaras.

Agentes de biocontrole, como ácaros predadores, são eficazes desde que as espécies corretas sejam aplicadas rapidamente e na concentração certa, o que geralmente é possível na maioria dos espaços residenciais. Os profiláticos favoritos para o tratamento de ácaros brancos são o ácaro Swirkii (Amblyseius swirskii) e o ácaro Cucumeris (Neoseiulus cucumeris).

Veja um ácaro predador atacando um ácaro branco no cultivo:

As infestações de pragas e insetos são outro problema frustrante que você enfrentará em algum momento. Mais uma vez, a ação imediata é a chave para reduzir danos e perdas.

Ao mesmo tempo, precisamos evitar pesticidas agressivos que podem transmitir toxinas aos seres humanos e ao meio ambiente. A água oxigenada tem poderosas propriedades de pesticidas. Ele pode matar a maioria dos insetos de corpo mole – como pulgões, ácaros e mosquitos(fungus gnats) – em contato. Também elimina ovos e larvas, reduz e controla a população de pragas. A recomendação é utilizar 2mL/L de H2O2 3%.

Receita para acabar com os Ácaros Brancos no Cultivo Indoor

Receita de Enzima de citrus (@organoaprendiz). Pode ser usada no combate a ácaros.

  • 2 xícaras de casca de citrus picadas (misturar laranja e limão)
  • 4 xícaras de água sem cloro
  • ½ xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de fermento biológico

Deixe fermentar por 10 a 14 dias. Coar e adicionar uma xícara de vinagre orgânico ou sem conservantes de maçã ou arroz. Usar a receita 16 mL/L de água sem cloro sempre no total escuro. Numa infestação grande utilizar todo dia.

Bactérias e fungos benéficos

Beauveria Bassiana é um fungo entomopatogênico, ou seja, apresenta uma alta capacidade de causar doenças em insetos (inclusive ao ácaro branco do seu cultivo). Por isso, é a espécie de fungo mais estudada e comercializada para controle de pragas no mundo, caracterizada como inseticida biológico. Você encontra até em petshops.

Metarhizium Anisopliae é considerado um organismo benéfico, capaz de diminuir a população de uma praga ou doença e beneficiando um organismo que pode auxiliar em processos metabólicos das plantas.

Ele tem sido uma ferramenta indispensável nos dias de hoje para agricultura convencional e orgânica. O Metarhizium anisopliae age por contato, entretanto, a morte do inseto se dá pela infecção generalizada causada pelo fungo. Ele é excelente contra cigarrinhas, larvas de raízes, brocas, corós de solo, vaquinhas, mites e etc.

Lembrando que para uma boa eficiência da aplicação desses produtos temos que tomar alguns cuidados como: TEMPERATURA ABAIXO DE X, UMIDADE ACIMA DE X, uniformidade de aplicação para que o produto atinja o alvo, e o fungo se estabeleça. É sempre importante ler as recomendações de aplicação de cada um desses produtos.

Outras dicas contra ácaros brancos no cultivo

A presença de ácaros brancos não diagnosticada no cultivo por até um único dia pode causar perdas catastróficas, especialmente no final da floração. Apesar das defesas inatas da planta, os ácaros brancos são inabaláveis e podem retardar a produção de flores enquanto danificam a produção floral preexistente.

Em situações em que as medidas profiláticas não estão ativas, a avaliação rápida da presença e utilização dos tratamentos é essencial para o sucesso, pois os ácaros podem se espalhar rapidamente e causar danos irreversíveis na alimentação. A remoção cuidadosa de tecidos colonizados ou plantas inteiras pode reduzir significativamente a propagação e tornar mais provável o sucesso geral do tratamento do espaço de cultivo. Manter novas plantas em quarentena e limitar a exposição da safra atual ao meio ambiente também ajuda a mitigar a chance de colonização.

Para plantas menores ou clones que recebeu de amigos uma boa opção pode ser submergir suas plantas em água com detergente:

A água com sabão é o melhor meio para submergir as plantas. Escolha um recipiente ou pia pelo menos tão profundo quanto a altura da planta e que tenha a circunferência para permitir que você mova o vaso. Para cada 3L de água que você usar, adicione 1 colher de sopa de detergente neutro ou detergente sabão líquido suave.

Se a parte exposta do solo na superfície do vaso for mais larga do que a palma da sua mão, prenda o plástico com fita adesiva no vaso para que cubra o solo. Mova a planta invertida e submersa pela água em um movimento de 30 a 60 segundos. Vire as plantas na vertical e deixe-as secar. Se você prendeu plástico no pote, remova-o. É sempre importante testar em uma planta antes e ver os resultados antes de fazer o mesmo processo no cultivo inteiro.

Conclusões sobre Ácaros Brancos

Boa sorte no combate aos ácaros brancos do seu cultivo! Utilize diversas medidas com alta frequência e você terá mais chances de sucesso. Esperamos ter ajudado. É importante lembrar que a prevenção é sempre o melhor caminho. O segredo está na prevenção, então aja e trabalhe agora para evitar perdas e possíveis danos irreparáveis. É muito mais fácil prevenir do que combater. 

Sobre o Autor:

Meu nome é Carlos Eduardo, paciente de Cannabis Medicinal e sócio fundador da Cultlight, empresa especializada em iluminação para horticultura e cultivo indoor. Pra quem já me conhece do Instagram ou do YouTube, eu sou o Cadu da Cultlight. Sou Engenheiro de Produção formado na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde pesquiso sobre de Cannabis, cultivo, produção e autoprodução, principalmente com o foco medicinal. Te convido a acompanhar nossos conteúdos nas redes sociais para ter acesso a mais dicas e conteúdos técnicos gratuitos sobre cultivo de maconha!

Se você ainda possui alguma dúvida sobre cultivo de cannabis, por mais simples e básica que pareça ser, não hesite em entrar em contato com a Cultlight, nós faremos o possível para te ajudar ao longo de todo o caminho.

Chama lá!

+55 21 968731570

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *