Dicas de Cultivo, Otimizando seu Cultivo

Como Ter um Rendimento Maior no Cultivo Indoor? [2024]

Galpão de maconha iluminado por painéis de LED de 660 Watts.

Como ter um rendimento maior no cultivo indoor? Essa é uma pergunta do milênio e creio que a maioria de vocês deve achar que é um grande segredo. A resposta é mais simples do que parece. Com algumas práticas fundamentais e conhecimento adequado, é possível otimizar o crescimento das plantas e aumentar a produtividade.

A Regra de 1% no rendimento da maconha

Antes de começarmos, é importante conhecer um conceito comum na produção de maconha indoor em ambientes controlados: a regra de 1%!

Essa regra faz menção à um comportamento da cannabis quando se trata da seguinte relação: o rendimento da safra corresponde proporcionalmente ao aumento da intensidade luminosa, em que 1% a mais de intensidade luminosa equivale a 1% a mais de rendimento (Marcelis et al., 2006).

Diversos estudos indicam que os rendimentos aumentam linearmente com a intensidade da luz até pelo menos 1500 µmol m2s –1, que cerca do dobro da intensidade luminosa mais comumente utilizada pelos produtores de cannabis.

Sendo assim, se você possui um rendimento X com uma Quantum Board 120W em uma Estufa de 1x1m, com duas Quantum Boards de 120W você terá um rendimento de 2X. Todos esses estudos demonstram a capacidade excepcionalmente alta que a cannabis têm para converter luminosidade em biomassa. 

Como ter um rendimento maior no cultivo indoor?

Altos níveis de intensidade luminosa aumentam o rendimento das plantas, tornam os buds mais densos, aumentam a qualidade das flores, além de tornar o processo de trimar mais fácil.

O estudo que usamos como referência também notaram que a potência dos terpenos (principalmente o mirceno, limoneno e cariofileno) aumentou em ≈25%, conforme o PPFD aumentou de 130 para 1.800 µmol m2s –1, o que pode se traduzir em aromas aprimorados e maior qualidade dos extratos (McPartland e Russo, 2001; Nuutinen, 2018).

Assim, podemos concluir que, caso queiramos ter um rendimento maior e flores de maior qualidade, basta que aumentarmos a intensidade luminosa no cultivo indoor de cannabis. 

Sobre o Autor:

Meu nome é Carlos Eduardo, paciente de Cannabis Medicinal e sócio fundador da Cultlight, empresa especializada em iluminação para horticultura e cultivo indoor. Pra quem já me conhece do Instagram ou do YouTube, eu sou o Cadu da Cultlight. Sou Engenheiro de Produção formado na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde pesquiso sobre de Cannabis, cultivo, produção e autoprodução, principalmente com o foco medicinal. Te convido a acompanhar nossos conteúdos nas redes sociais para ter acesso a mais dicas e conteúdos técnicos gratuitos sobre cultivo de maconha!

Se você ainda possui alguma dúvida sobre cultivo de cannabis, por mais simples e básica que pareça ser, não hesite em entrar em contato com a Cultlight, nós faremos o possível para te ajudar ao longo de todo o caminho.

Chama lá!

+55 21 968731570

Referência de estudo:

Closing the Yield Gap for Cannabis: A Meta-Analysis of Factors Determining Cannabis Yield

The relationship between light intensity, cannabis yields, and profitability

Um pensamento sobre “Como Ter um Rendimento Maior no Cultivo Indoor? [2024]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *