Qual a altura ideal para pendurar a luz no grow? [2022]

Qual a altura ideal para pendurar a luz no grow? Qual deve ser a distância da iluminação até as plantas? Por mais que possa parecer um detalhe, a distância da iluminação até a copa das plantas pode melhorar consideravelmente a qualidade do seu cultivo indoor. Veja algumas dicas de como posicionar sua quantum board.

Qual a altura ideal para pendurar a luz no grow? Qual deve ser a distância da iluminação até as plantas? Por mais que possa parecer um detalhe, a distância da iluminação até a copa das plantas pode melhorar consideravelmente a qualidade do seu cultivo indoor. Veja algumas dicas de como posicionar a sua luz.

Para que serve a luz? Como ela é usada pela planta?

As plantas precisam de luz para realizar a fotossíntese, um processo metabólico e que ocorre em nível celular. A fotossíntese utiliza dióxido de carbono e água, para obter compostos orgânicos através da energia solar. Temos uma explicação bem detalhada lá nos destaques do nosso ig.

Além de produzir o alimento das plantas e atuar em conjunto com os nutrientes, a fotossíntese é essencial para que o ocorra a divisão celular, o que gera novas estruturas para as plantas.

Photosynthesis - Wikipedia

No cultivo indoor, a iluminação é o fator limitador da fotossíntese, o que significa que, precisamos prover a iluminação correta para um bom desenvolvimento das nossas plantas.

Os brotos que pegam mais luz direta desenvolvem mais, ganhando mais altura e gerando mais engorde e desenvolvimento nas flores. Além disso, a potência e concentração de terpenos e canabinoides é maior em locais com mais iluminação.

Muita luz pode ser prejudicial?

Mesmo que pareça certo utilizar o máximo de luz nas plantas, alguns aspectos devem ser observados para manter uma produção consistente. Então, qual a altura ideal para pendurar a luz no grow?

O primeiro ponto é que toda lâmpada possui uma distância segura da copa das plantas. Isso ocorre, pois, o calor gerado pelas lâmpadas pode provocar estresses, queimaduras e até diminuir a potência e terpenos das plantas.

Além disso, é muito importante que você utilize o painel correto pro seu espaço. Confira a nossa calculadora de luz pra descobrir o seu painel ideal.

A quantum board (veja nosso artigo sobre o que ela é) é mais eficiente do que outros modelos de lâmpadas para cultivo indoor, isso significa que precisa de menos consumo de energia, entregando mais quantidade de luz.

Aqui na @cultlight, em geral, recomendamos de 30 a 50 centímetros de distância das plantas. E, ainda, cada painel de luz possui um espaço recomendado para a sua aplicação. Menos de 30cm costuma gerar calor em excesso, mas, caso a sua ventilação e temperatura no grow fique adequada, pode deixar mais perto. Afinal, até certo ponto, quanto mais luz, mais resultado.

Essa eficiência garante uma geração menor de calor e uma penetração (profundidade) menor, ficando na camada mais superficial e próxima dos leds. Com isso, podemos deixar as quantum boards mais próximas da copa das plantas.

Não deixe as luzes perto demais!

Confira também o nosso post sobre como lidar com o calor no cultivo!

Atenção com as laterais do seu espaço!

What Makes a Good Grow Light? | Vanessa Nielsen

Apesar das plantas poderem ficar mais próximas das quantum boards do que de outras lâmpadas, muitas vezes é interessante deixar a iluminação um pouco mais afastada.

Isso ocorre, porque as laterais do espaço de cultivo pegam menos luz do que a parte central, onde normalmente está localizada a iluminação. De uma forma simples, quanto mais elevada for sua iluminação, mais irá penetrar nas laterais.

Portanto, pode ser tentador deixar as plantas de aproximarem da quantum board e terem mais luz para desenvolver, mas as plantas que estão nas laterais receberão menos iluminação do que as centrais, o que pode ocasionar em plantas pouco desenvolvidas.

MIGRO | Learn grow lighting basics | What is PAR | How much light do I need  for my grow?
Exemplo de tabela que mostra a intensidade de luz em cada canto do espaço. perceba que é bem mais forte no centro.

A imagem acima mostra o PPFD, ou seja, intensidade luz útil para cultivo. Temos um post pra você entender tudo sobre essas métricas.

Alface x Cannabis

Saber o tipo de planta que está sendo cultivada também irá influenciar na altura da iluminação no cultivo indoor. Por exemplo, alface versus Cannabis:

A cannabis possui um perfil de crescimento muito mais vertical, por exemplo. Ou seja, sempre vai procurar chegar mais próxima da fonte luminosa e engordar o máximo possível seus brotos, principalmente os que recebem mais iluminação direta.

Já a alface possui um crescimento mais horizontal, um padrão mais curto e amplo, por isso vale deixar as lâmpadas mais distantes e ganhar mais potência e penetração luminosa para as laterais.

Algumas distâncias recomendadas

Normalmente, as quantum boards são posicionadas entre 30 e 90 centímetros de distância do topo das plantas.

Mudas e plantas recém germinadas ficam a uma distância segura de 60 a 90cm, observando se a temperatura não está muito elevada no nível das folhas e do substrato. Deve-se evitar que as mudas sequem e assim, possam enraizar bem.

Plantas em estágio vegetativo pleno comportam-se bem em alturas de 30 a 60cm do topo das plantas, a planta já possui um sistema radicular mais sólido e é capaz de absorver mais água do substrato.

Quanto mais as plantas progridem para o auge da floração, a fase de engorde das flores, mais a demanda por luz aumenta. Mantenha a distância de 30 a 60cm das copas, mas evite mudar constantemente a altura da quantum board.

Na floração, as plantas dobram e até triplicam de tamanho, tudo para se aproximar da fonte luminosa e absorver mais luz. Caso a fonte luminosa fique afastando-se durante essa fase de crescimento vertical, as plantas continuarão seu alongamento com mais força. Manter a quantum board próxima das plantas pode auxiliar em criar plantas mais baixas e compactas.

O fim da flora começa pouco antes das flores pararem o engorde e começarem a maturar. Alguns cultivadores optam por diminuir a potência das lâmpadas ou afastá-las ainda mais, garantindo que elas recebam menos quantidade de luz e possam amadurecer mais rapidamente.

Para clones, utilize uma iluminação mais fraca no enraizamento e, após alguns dias de transplantada para o substrato, utilize as distâncias para o estágio vegetativo.

Altura pelo PPFD

Além da temperatura, outro fator deve ser observado para melhores resultados na altura das lâmpadas. Estamos falando do PPFD (densidade de fluxo de fótons fotossintético).

O PPFD serve para descobrir a verdadeira intensidade da luz de uma lâmpada em um ponto especifico, sobre uma área de cultivo designada, por exemplo, 80x80cm.​Então, para saber a altura dos painéis de forma correta, você precisa saber o PPFD.

Um medidor profissional de PPFD pode ser muito caro e inacessível, por isso recomendamos o aplicativo “PPFD Meter”, ele consegue realizar uma boa medição, mas não mostra o valor real.

Para aproximar os valores da realidade, recomendamos multiplicar o resultado mostrado pela aplicativo, da seguinte forma:


Entre 300 a 600 PPFD medidos pelo app: multiplique o resultado por 1,15;


Acima de 600 PPFD medidos pelo app: multiplique o resultado por 1,25.



Como o valor é maior mais ao centro da fonte luminosa, faça medições no centro e nas laterais, também faça medições para diferentes distâncias entre o painel e o medidor. Como os resultados em mão, você poderá ajustar a altura e intensidade do painel, conforme estágio de vida das plantas:


PPFD para mudas: 100 a 300 PPFD;
PPFD para estágio vegetativo: 300 a 600 PPFD;
PPFD para estágio de floração: 600 a 900 PPFD.


A medição do PPFD também abrirá a possibilidade de mudar a potência da fonte luminosa, com o uso de dimmers (ou variadores de luminosidade), possibilitando assim, um menor consumo de energia nos estágios antes da floração. Você pode conferir o teste completo entre um medidor profissional e o aplicativo neste link,

Aliás, se quiser saber sobre qual o melhor espectro de luz para as suas plantas, clique aqui.

Devo ajustar constantemente?

Para melhores resultados, sim! Você deve utilizar um mecanismo ajustável, que permita variações na altura da iluminação, assim você poderá subir um descer a quantum board, conforme a planta avança em seu ciclo de vida.

Essas alterações permitem que você controle a altura das plantas ou possa aproximar, caso detecte que a temperatura não está tão elevada ou que o vigor de suas plantas está pedindo mais luz, por exemplo.

Comece utilizando as faixas descritas acima e vá adaptando conforme a necessidade de suas plantas ou a temperatura próxima a fonte de luz.

Caso queira aproximar mais das plantas, principalmente durante a floração, faça um teste simples: coloque a sua mão abaixo da fonte de luz e deixe por alguns segundos, quinze ou trinta podem ser suficientes.

Se sentir a radiação de calor intensa, suas plantas sentirão assim e de forma mais forte, afaste mais a mão da fonte luminosa e veja como foi. Faça esse teste até encontrar um ponto de equilíbrio e o calor tornar-se quase imperceptível.

Mesmo assim, fique de olho para evitar possíveis danos por estresses de calor ou que suas plantas estejam precisando de mais iluminação.

Resumindo…

A luz é essencial para o desenvolvimento das plantas, prover uma boa quantidade de luz garantirá melhores resultados e plantas mais compactas.

Mais luz = mais calor. Assim, verifique constantemente se suas plantas não estão apresentando sinais de estresses por conta da proximidade das quantum boards.

No entanto, se o seu problema for o frio, temos mais um artigo útil pra você!

Utilize faixas pré-determinadas de altura e vá verificando o calor que irradia da fonte luminosa, assim você poderá adaptar a distância para a melhor absorção de luz.

Ficou com alguma dúvida? Deixa aí nos comentários que iremos responder o mais rápido possível! <3

5 thoughts on “Qual a altura ideal para pendurar a luz no grow? [2022]

  1. Na verdade tenho curiosidade da funçao do dimmer. Como regular a intencidade? Qual a finalidade dela mais baixa de 0% a 100% de intencidade?

    1. Olá, Willian! Com o dimmer você consegue regular a intensidade da luz sem necessariamente precisar subir ou descer ela. Imagine que você tem a luz adequada para florir um espaço de 1m2, mas suas plantas estão na fase inicial. A altura das luzes está posicionada conforme a distribuição da luz em toda a estufa, mas não faria sentido colocar a intensidade no máximo. Com o dimmer, é possível ir aumentando essa intensidade aos poucos e só na flora chegar aos 100%. Assim conseguimos economizar energia! Qualquer dúvida, fico à disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *